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Os cartões L&S são estímulos visuais que pretendem a estimulação da aquisição das correspondências grafema-fonema e a melhoria da produção dos sons da fala. Na face de cada cartão L&S visualiza-se um grafema (lado esquerdo), um cenário (lado direito) relacionado com o quotidiano da criança e uma repetição de 3 grafemas por cenário. No respetivo verso surgem as fotografias relativas à produção do som correspondente, bem como uma descrição articulatória e respetivos procedimentos de estimulação. Este material é útil na prática clínica para o trabalho com crianças com alterações ao nível fonológico podendo facilitar a correspondência grafema-fonema e consequentemente a aprendizagem do princípio alfabético.
The L&S cards are visual stimuli which promote the acquisition of letter-sound correspondences and speech production skills. The front of the L&S card has a letter on the left side, an illustration on the right side which includes a sequence of 3 letters. The back of the L&S cards consists of speech sound production photos and also a description of the articulatory placement and stimulation procedures. This resource could be useful in speech and language therapy sessions with children who have phonological difficulties as it was designed to facilitate the acquisition of letter-sound correspondences and the alphabetic principle.
Luís Miguel Teixeira de Jesus, Marisa Lobo Lousada, Joana Maria Ferreira Pacheco Quental, Gonçalo João Ribeiro Gomes, Helena Isabel Tieres Tomé Cardoso, Margarida Ferreira de Pinho Mouta e Cassandra Ferreira Pedro (2014). Metodologias de Intervenção em Terapia da Dala da Universidade de Aveiro (ITF-UA). Universidade de Aveiro, Portugal. Processo INPI 533884 com despacho de concessão em 20/10/2014, inserido no Boletim da Propriedade Industrial Número 204/2014 publicado a 23/10/2014. Deferimento pela IGAC em 6/11/2014 – Nº5124/2014. Disponível em Advanced Communication and Swallowing Assessment (ACSA) http://acsa.web.ua.pt/
Luís Miguel Teixeira de Jesus, Marisa Lobo Lousada, Joana Maria Ferreira Pacheco Quental, Gonçalo João Ribeiro Gomes, Helena Isabel Tieres Tomé Cardoso, Margarida Ferreira de Pinho Mouta and Cassandra Ferreira Pedro (2014). Metodologias de Intervenção em Terapia da Dala da Universidade de Aveiro (ITF-UA). Universidade de Aveiro, Portugal. INPI Registration Number 533884 and IGAC Registration Number 5124/2014. Available from Advanced Communication and Swallowing Assessment (ACSA) http://acsa.web.ua.pt/
LS_1_0_0.pdfPedro, C., M. Lousada, A. Hall, and L. Jesus (2018). Visual Stimuli in Intervention Approaches for Pre-schoolers Diagnosed with Phonological Delay. Logopedics Phoniatrics Vocology 43(1),20-31. doi: 10.1080/14015439.2017.1307445
Pedro, C. (2013). A importância dos estímulos visuais em crianças com atraso fonológico [The influence of visual stimuli in children with phonological delay]. M.Sc. Thesis, University of Aveiro, Portugal.