ACSA_logo.png

Fluência (Fluency)

Protocolo de Avaliação de Perturbações da Fluência da Universidade de Aveiro (University of Aveiro’s Assessment Protocol for Children Who Stutter)

Última versão (Latest version): Versão 1 (Version 1) 17/2/2010

A determinação da severidade da gaguez é obtida pela avaliação da frequência e duração dos momentos de gaguez, bem como dos sons distractivos, distorções faciais, movimentos da cabeça e das extremidades que os acompanham. A avaliação dos tipos de disfluência que ocorrem em cada momento de gaguez também é considerada muito importante. Estes factores podem ser avaliados numa amostra de discurso espontâneo ou numa amostra de leitura. A construção do protocolo de avaliação baseou-se nas vertentes expostas anteriormente. O instrumento contém material de leitura apropriado a cada ano lectivo com o objectivo de obter uma amostra de fala proveniente da leitura.

The stuttering severity is obtained by assessing the frequency and duration of the stuttering events, as well as concomitant distracting sounds, facial grimaces, head movements and movements of extremities. The assessment of the disfluences types which occur in each stuttering event is also considered very important. These factors can be assessed in a spontaneous speech sample or during reading. The protocol was composed as described previously. The instrument included appropriate reading material to each academic year with the aim of obtaining a sample of speech from the reading.

Citar da seguinte forma (Quote as):

Luís Miguel Teixeira de Jesus e Ana Rita dos Santos Valente (2010). Protocolo de Avaliação de Perturbações da Fluência da Universidade de Aveiro (Processo INPI 465221 com despacho de concessão em 27/8/2010, inserido no Boletim da Propriedade Industrial Número 2010/08/31 (168/2010); Deferimento pela IGAC em 17/06/2010). Disponível em Advanced Communication and Swallowing Assessment (ACSA) http://acsa.web.ua.pt/

Luís Miguel Teixeira de Jesus and Ana Rita dos Santos Valente (2010). Protocolo de Avaliação de Perturbações da Fluência da Universidade de Aveiro (University of Aveiro’s Assessment Protocol for Children Who Stutter) - INPI Registration Number 465221 and IGAC Registration 17/06/2010. Available from Advanced Communication and Swallowing Assessment (ACSA) http://acsa.web.ua.pt/

book.png avaliacaoUAfluencia1.pdf

Publicações resultantes deste projeto (Publications resulting from this project)

Valente, A. and L. Jesus (2011). Characteristics of stuttering-like disfluencies in Portuguese school age children. In Proceedings of the 9th Congress for People who Stutter (ISA) and 2nd Latin American Congress on Stuttering (AAT), Buenos Aires, Argentina.

Valente, A. (2009). Avaliação de Crianças com Disfluência. M.Sc. Thesis, Secção Autónoma de Ciências da Saúde, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.