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Fluência (Fluency)

Protocolo de Anamnese de Perturbações da Fluência da Universidade de Aveiro (University of Aveiro’s Case History Form for Children Who Stutter)

Última versão (Latest version): Versão 1 (Version 1) 22/2/2010

A Anamnese desenvolvida constitui um trabalho inicial no sentido da realização de uma forma de registo organizada, sistemática e metódica para utilização por parte de terapeutas da fala que realizem intervenção terapêutica com crianças com gaguez em idade escolar. A Anamnese é constituída por um conjunto de questões, através das quais o Terapeuta da Fala obterá informações quanto a comportamentos não observáveis em contexto terapêutico, principalmente no que diz respeito aos acontecimentos que determinaram o início do problema, promovendo, assim, uma troca de informações através de um tom conversacional, num contexto flexível e dinâmico.

The case history form developed organises the registered data systematically and methodically. It can be used by speech and language therapists that work with school age children who stutter. The case history is composed by several questions, through which the Speech and Language Therapist will obtain information about non-observational behaviours in a therapeutic context, especially related to what determines the beginning of the problem, promoting an exchange of information through dialogue in a flexible and dynamic context.

Citar da seguinte forma (Quote as):

Luís Miguel Teixeira de Jesus e Ana Rita dos Santos Valente (2010). Protocolo de Anamnese de Perturbações da Fluência da Universidade de Aveiro (Processo INPI 465222 com despacho de concessão em 27/8/2010, inserido no Boletim da Propriedade Industrial Número 2010/08/31 (168/2010); Deferimento pela IGAC em 2/06/2010). Disponível em Advanced Communication and Swallowing Assessment (ACSA) http://acsa.web.ua.pt/

Luís Miguel Teixeira de Jesus and Ana Rita dos Santos Valente (2010). Protocolo de Anamnese de Perturbações da Fluência da Universidade de Aveiro (University of Aveiro’s Case History Form for Children Who Stutter) - INPI Registration Number 465222 and IGAC Registration 2/06/2010. Available from Advanced Communication and Swallowing Assessment (ACSA) http://acsa.web.ua.pt/

book.png anamneseUAfluencia1.pdf

Publicações resultantes deste projeto (Publications resulting from this project)

Valente, A. and L. Jesus (2011). Characteristics of stuttering-like disfluencies in Portuguese school age children. In Proceedings of the 9th Congress for People who Stutter (ISA) and 2nd Latin American Congress on Stuttering (AAT), Buenos Aires, Argentina.

Valente, A. (2009). Avaliação de Crianças com Disfluência. M.Sc. Thesis, Secção Autónoma de Ciências da Saúde, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.